Portugal lidera Setor Florestal na Europa e cria oportunidades sustentáveis em Guimarães 

Portugal tem vindo a afirmar-se como um líder no setor florestal europeu. O país, atualmente, ocupa o primeiro lugar na Europa na produção de papel de escritório e o terceiro lugar na produção de pasta química, respondendo à crescente procura global por materiais sustentáveis e recicláveis. 

Este avanço no setor tem repercussões positivas para a economia portuguesa e, em particular, para cidades como Guimarães, que se inserem no contexto da indústria nacional. O mercado de papel e pasta de papel português é exportado para mais de 180 países, com destaque para os vizinhos Espanha, França e Alemanha, países que continuam a ser os maiores consumidores destes produtos.  

No entanto, é relevante notar que mercados emergentes, como a China e a Índia, têm registado um crescimento exponencial na procura, sublinhando o apelo global e a competitividade do setor florestal português. 

Em Guimarães, empresas como a Embalcut – Indústria de Embalagens para Cutelarias Lda., a Jose Neves & Cia, Lda., a Sebastião & Martins, SA (SMSA) e a Crobel – Indústria de Etiquetas, Lda. destacam-se na área das embalagens e cartonagem, setores fortemente ligados à indústria do papel. Com a crescente procura internacional por produtos sustentáveis, estas empresas podem beneficiar com a crescente competitividade e encontrar novas oportunidades para expandir os seus negócios e reforçar a sua presença no mercado global. 

Para mais informações sobre a produção de papel em Portugal, consulte a revista “A floresta e o papel de Portugal” da PortugalGlobal da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal): https://bit.ly/4j3B7QR