Spin Off da U.Minho – Givaware – lança embalagem recarregável a partir da reciclagem de “lixo” urbano

  • Comercializado pela marca KUSKI (marca nacional da Givaware), o produto inteiramente nacional, nasce a partir da reciclagem de lixo urbano e promete ser um exemplo mundial
  • Produto com design inovador e patenteado
  • Material premiado com 1 Red Dot Design
  • Material desenvolvido em parceria com o Instituto Fibrenamics
  • Sendo a circularidade um pilar da KUSKI, o produto poderá ser retomado para valorização, a partir da plataforma online da marca

Movidos pela ambição de reduzir a pegada ecológica da pandemia provocada pela Covid-19, a Givaware, uma Spin Off da Universidade do Minho, lançou um dispensador/doseador recarregável com um design inovador e patenteado, cujo material, desenvolvido em parceria com o Instituto Fibrenamics, é proveniente de escórias da inceneração de resíduos urbanos, inclusivamente, resíduos provenientes de materiais de proteção contra a Covid-19. Por outras palavras, do lixo urbano e dos resíduos adicionais provocados pela pandemia, como é o caso das máscaras descartáveis, foi possível reutilizar esses materiais e produzir um novo produto. Esta abordagem, na construção deste material, mereceu um Red Dot Design, um prémio internacional na área do design de produto.

Em termos de usabilidade, é extensa a lista de aplicações que este produto pode assumir, uma vez que tanto pode passar pelo acolhimento de álcool gel, como de creme hidratante, gel de banho, shampoo ou qualquer outro líquido que o seu utilizador ache pertinente transportar.
Estamos, portanto, perante um produto não só polivalente como também um produto altamente vantajoso para o consumidor e o meio ambiente, isto porque, por um lado, a embalagem é constituída por um monomaterial e, por isso, é totalmente reciclável, mas também porque trata-se de um produto infinitamente recarregável. Para além disso, a KUSKI rejeita a economia linear e adota a economia circular, na medida em que oferece ao cliente a opção de poder enviar a sua embalagem para a KUSKI, em qualquer altura, sendo que o cliente recebe, em contrapartida, um promocode para utilizar na compra de um novo doseador KUSKI. Desta forma, o produto recebido pela KUSKI poderá ser 100% reaproveitado e valorizado.

 

 

Atualmente, o produto encontra-se disponível ao público nas cores azul, vermelho, branco,
preto, amarelo e verde por 9,99€ e poderá ser adquirido, exclusivamente, a partir da plataforma
digital da KUSKI: https://kuski.store/

 


 

Sobre a KUSKI:
A kuski é uma plataforma de venda de produtos sustentáveis, onde a economia circular está na base do processo. Com os seus produtos desenvolvidos através de um processo de Eco Design, pretende levar a responsabilidade ambiental para a rotina das pessoas. Acreditam, por isso, que um bom Design irá ajudar a construir um estilo de vida mais consciente e mais amigo do ambiente.

Sobre a Givaware:
A Givaware é uma empresa Spin OFF da Universidade do Minho, focada no Design de produtos através de um pensamento orientado para a economia circular. Desta forma, pretendem participar na transição para um planeta mais sustentável, com uma estratégia orientada para a melhor gestão de recursos no desenvolvimento de novos produtos e para o seu impacto positivo.

Sobre a Fibrenamics:
Trata-se de um centro de desenvolvimento científico e tecnológico da Universidade do Minho para produtos com base em fibras e compósitos, atuando em vários setores com destaque para a arquitetura, a construção, o desporto, a medicina, a proteção e os transportes. Alicerçada numa equipa multidisciplinar, a Fibrenamics acredita na inovação técnico-científica como principal motor do crescimento empresarial, promovendo a transferência do conhecimento gerado na Universidade do Minho. Reconhecida pela Comissão Europeia como um exemplo de transferência de conhecimento científico e tecnológico no campo dos materiais avançados e da nanotecnologia para os diversos stakeholders da inovação, e uma confiança renovada diariamente pelas mais de 300 entidades internacionais parceiras, a Fibrenamics continua a desafiar os limites em busca de novas soluções sustentáveis para o futuro, contribuindo para a diferenciação e a competitividade do tecido empresarial.