Kyaia e Fly London: há décadas a calçar o mundo

Grupo Kyaia celebra 40 anos de atividade

Numa altura de aniversário, a APICCAPS destacou a empresa vimaranense no seu site.

“Don’t walk, Fly” tem sido o lema da Fly London, a marca criada há precisamente 30 anos por Fortunato Frederico. E se uma data redonda já é motivo de celebração, a esta efeméride juntam-se os 40 anos da Kyaia. Mas para contar estas décadas de história, é indissociável contar a história de Fortunato Frederico: linhas que se cruzam e que fazem da Kyaia um projeto de assinatura do seu fundador.
Com 14 anos, Fortunato Frederico começou a trabalhar na Campeão Português, na altura uma fábrica têxtil que viria a tornar-se numa das principais empresas de calçado em Portugal. Mais tarde, com 24 anos, cumpriu serviço militar em Angola, mais concretamente em Kyaia. Fortunato Frederico regressou a Portugal em junho de 1969 e (re)começou a trabalhar na Campeão Português, de onde saiu um ano mais tarde para ingressar noutra empresa de calçado.
Corria o ano de 1984 quando Fortunato Frederico fundou a Kyaia – Fortunato O. Frederico & Cª. LDA, vocacionada para a produção e exportação de calçado. Nessa altura, a empresa contava com 50 trabalhadores e produzia 500 pares por dia.
“Nestas décadas passadas, foi ambição edificar valor e história. Procurando autonomia e independência, qualidade e inovação, credibilidade e robustez”, afirma Fortunato Frederico.
Em 1989, com o aumento da produção e com a dificuldade em contratar de novos empregados – ou não estivesse a Kyaia localizada numa zona de forte concentração industrial -, houve a necessidade de aumentar a capacidade produtiva. O plano foi ambicioso: criar uma unidade industrial, em Paredes de Coura, para apoio à fábrica principal em Guimarães.
Anos mais tarde, mais concretamente em 1994, numa feira internacional, Fortunato Frederico adquiriu a Fly London. “A Kyaia estava forte, com uma boa situação no mercado, só nos faltava voar. Olhámos para a mosca e ficámos apaixonados. Fomos ter com o dono e disse-lhe: “Não sei se é muito ou pouco, mas eu pago tudo o que gastou até agora na marca.” Ele gostou da nossa proposta e fechámos o negócio. Não sei bem quanto foi, talvez uns 10 mil contos [50 mil euros], que na altura era muito dinheiro”, explica o empresário numa entrevista ao Jornal de Negócios em 2018. Inserida no mercado da moda, a Fly London está dedicada a produzir modelos carregados de originalidade apresentando a sua própria interpretação de tendências e assim estar sempre na vanguarda da moda internacional.
Em 2005, adquiriu a rede de lojas Foreva / Sapatália, assumindo assim uma quota de mercado com relevo, na área do retalho de calçado no mercado interno e, um ano depois, desenvolveu e criou a marca de calçado, Softinos. Em 2018 lançou um marketplace online, designado OVERCUBE, S.A. com o objetivo de promover uma nova e inspiradora forma de comprar online
“Criar negócio produzindo calçado, gerar emprego e investimento de forma justa, construir valor e singularidade através a criatividade e sinergias, multiplicar resultados financeiros e credibilidade empresarial com rigor, competência e seriedade foram, e são, constantes da minha vida”, explica Fortunato Frederico.
Atualmente, o grupo Kyaia conta mais de 600 colaboradores e é uma das maiores empresas da indústria. Com um volume de negócios de 55 milhões de euros e um modelo de negócio que se estende, para além da produção de calçado, às áreas da distribuição, do retalho mas também ao ramo imobiliário e das tecnologias de informação.
Para comemorar o aniversario da Fly London, a marca reintroduziu no mercado um modelo de botas que foi um sucesso nos anos 90. Disponíveis em preto e vermelho, as icónicas botas ganham vida e podem ser encontradas online e nas lojas físicas da marca.
In: Apiccaps