MOD’Unica: Empresas do Guimarães Marca mostram compromisso com a inovação e sustentabilidade com novas coleções e produtos

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, a Exponor, em Matosinhos, foi palco da primeira edição da MOD’Unica, evento que reuniu empresas do setor têxtil, com destaque para a comunidade Guimarães Marca. A participação de seis empresas locais, além da participação do próprio Guimarães Marca com um expositor, sublinhou a posição vimaranense no mercado têxtil nacional e internacional.

A comitiva do Município de Guimarães, liderada pelo Presidente Domingo Brangança, também esteve presente para apoiar as empresas da região e reforçar a promoção do selo “Guimarães Marca”.

JF Almeida inova com coleção de vestuário Outdoor

A JF Almeida marcou presença na MOD’Unica com uma coleção inovadora de flanelas, pensadas especialmente para vestuário outdoor e atividades físicas. A coleção foi desenvolvida em três categorias: reciclados, 100% algodão e misturas de liocel com lã, uma novidade que a marca incorporou como parte de sua estratégia de inovação. A estética rústica e aventureira do stand, com camisas de flanela e tons terrosos, sublinhou o espírito outdoor da marca, que já está a expandir a coleção para o mercado europeu.

Em conversa com o Guimarães Marca, a empresa revelou que esta coleção representa “o primeiro passo que a JF Almeida está a dar na linha de vestuário” e realça que está a trabalhar “para acrescentar mais desenhos, qualidades e novas composições às camisas mais convencionais”. Após uma apresentação na Alemanha, na ISPO de Munique, a JF Almeida quis trazer à MOD’Unica uma coleção mais refinada e inovadora da camisas de flanela.

Filasa apresenta coleção “Eco Loop” com fios feitos de 30% de material reciclado

A Filasa, em sintomia com as tendências de sustentabilidade, apresentou uma coleção sustentável feita com fios provenientes de desperdícios das empresas do grupo LASA, bem como fibras inovadoras desenvolvidas à base de resíduos de laranja, cogumelos, leite e café.

A nova coleção “Eco Loop” foi um dos destaques da marca, que utiliza fios compostos por 30% de material reciclado de reaproveitamentos de outros fios produzidos pela Filasa e 70% de algodão. “Este fio permite criar um artigo mais diferenciado, tanto para a praia como para o dia a dia”, afirmou a empresa ao Guimarães Marca.

Kroma continua a apostar na estamparia personalizada

Especializada em estamparia, a Kroma também esteve entre as marcas presentes na feira com novas soluções para personalização têxtil. “Além de estampar peças de vestuário e têxteis-lar, vamos alargar o nosso modelo de negócio para produto acabado para oferecer um conjunto de operações ao cliente mais rápido ao cliente”, afirmou ao Guimarães Marca.

A Kroma também apresentou uma coleção de roupa de praia, com um design com felpo, que se destaca pela leveza e frescor, sendo considerada uma opção moderna e funcional para os consumidores.

Solinhas reforça compromisso com economia circular e representação da Gunold em Portugal

Com 37 anos de história no mercado de linhas de costura e bordado, a Solinhas trouxe à MOD’Unica uma seleção de produtos com foco em fios reciclados e na economia circular, reforçada pelo slogan “We Reuse, We Recycle, We Care” presente no stand da empresa.

A marca também evidenciou a sua parceria com a Gunold, marca alemã especializada em bordados, com fator-chave para o crescimento da empresa. “Temos feito um esforço para melhorar a nossa posição no mercado nacional, incluindo uma linha para calçado, que passámos a oferecer desde 2020, com a representação da Gunold em Portugal”, revelou ao Guimarães Marca. A Solinhas explica que tem como objetivo continuar consolidar-se tanto no mercado industrial como no segmento artesanal,  retrosaria ou nível do pequeno atêlie.

Lunefe continua aposta no estilo urbano e conforto de streetwear

A Lunefe destacou-se na MOD’Unica com a sua coleção de streetwear, apostando em tons sóbrios como preto, verde e cinza, criando peças de design contemporâneo e funcional. O stand, com uma organização minimalista e moderna, refletiu a identidade urbana da marca, que aposta em conforto e estilo para o público jovem, conectando as tendências atuais.

Lameirinho e JF Almeida nomeadas no iTechStyle

Algumas das marcas da comunidade Guimarães Marca marcaram presença na feira no showcase iTechStyle, do Citeve, onde foram nomeadas para várias categorias. A Lameirinho foi nomeada para a categoria de tecidos, destacando-se com o Tencel Peach Skin, um tecido inovador feito 100% de Tencel e com um acabamento especial que confere uma suavidade única.

Já a JF Almeida foi reconhecida na categoria de produto, pela sua manta desenvolvida com o fio 360, composto por 80% de algodão reciclado e tingido de forma sustentável com resíduos agroindustriais. A Têxteis Penedo também contou com produtos expostos neste showcase.