O Otimismo Urgente da Trimalhas no MODTISSIMO 60+3

“Urgent Optimism” é o nome da nova coleção da Trimalhas, uma coleção desenvolvida em sintonia com o tema (IN)Perfect que dá nome à edição 60+3 do MODTISSIMO que decorreu nos dias 21 e 22 de fevereiro, na Exponor, em Matosinhos.

Esta é uma coleção que reflete a sua visão em busca de um futuro consciente e sustentável, e que procura “transmitir não apenas um estilo, mas também um compromisso com a mudança positiva na indústria têxtil”, diz Joana Forte, designer da Trimalhas. Em harmonia com o caminho de desenvolvimento e crescimento que o sector têxtil e vestuário português tem feito ao longo dos tempos, na busca do seu aperfeiçoamento, ultrapassando dificuldades, constrangimentos e imperfeições Joana Forte reconhece que: “a imperfeição faz parte do processo de transformação e melhoria contínua. É através da aceitação das imperfeições e do compromisso em superá-las que podemos avançar em direção a uma indústria mais sustentável e circular”.

“Sabemos que todos procuramos processos e produtos mais sustentáveis, mas, com esta exigência, estamos a duplicar e triplicar processos. O que origina um desperdício de produtos e utensílios muito grande”, afirma a designer que defende a ideia de que: “as relações duradouras e estáveis entre parceiros ajudam a minimizar o erro. É essa a nossa aposta. Tentar manter o máximo de rigor, processos e matérias-primas iguais, de forma a sermos mais assertivos”.

Na Trimalhas a sustentabilidade é uma preocupação central que permeia todos os aspetos do negócio. “Desde a estrutura organizacional até a logística e, é claro, o produto final, estamos constantemente a estudar formas de melhorar e inovar. Implementamos práticas sustentáveis em toda a nossa cadeia de valor, desde a escolha de materiais eco-friendly até processos de produção mais eficientes e responsáveis ambientalmente. Acreditamos firmemente que é nosso dever como empresa contribuir para um futuro mais sustentável e estamos comprometidos em fazer a nossa parte”, conta.

Além disso, a Trimalhas cuja dimensão é da ordem de 18 milhões de euros, iniciou um projeto em 2014 de crescimento na vertente externa, que segundo Joana Forte “terá frutos a breve prazo”. Para tal, “a participação em eventos como o MODTISSIMO é fundamental para a nossa estratégia, especialmente considerando a sua crescente internacionalização. O interesse em expandir as nossas exportações naturalmente atrai a Trimalhas para este certame”, conclui.

In: Jornal T

Fotografia: Jornal T